Biblioteca encriptação md5 (128bits) para Prisma

Iniciado por adalberto, Maio 22, 2017, 01:43:50 PM

tópico anterior - próximo tópico

adalberto

Trago uma novidade para os membros da comunidade Prisma.

Trata-se de uma lib md5 em puro código prisma.

Essa biblioteca, originalmente, foi feita para Lua, com licença MIT, e assim permitindo que eu a convertesse de
Lua para Prisma.

Ótima se você quiser salvar senhas em um arquivo binário sem que seja legível (a senha é ofuscada pela encriptação md5);

Não há como reverter o processo, serve apenas para comparação de arquivos, senhas etc.
para cada string a saída é diferente. Claro que há a questão da colisão, mas ela é remota.

Segue um pequeno exemplo:

local md5 = inclua'md5';
str = 'ola mundo em Prisma';
bin = md5.soma(str);
imprima(bin);
leia();


Baixe o arquivo 7z que está em anexo abaixo e descompacte, dentro há instruções e exemplos.

Falou, até mais.

rafael

Muito boa essa biblioteca,

Vi que tem a sha1 com licença MIT também.

vamos ver se trazemos para prisma também.

adalberto

Sim estou em busca dela, até já tentei usá-la mesmo em Lua, no entanto, deu um diferença entre o resultado dela e a correspondente em sha1sum linux. Não sei se é questão de versões ou se é um bug, já a md5 bateu certinho com a md5sum no linux.

Um detalhe, consegui também uma implementação md5 em C e já fiz o wrapper em Prisma, ela se chama pmd5, é boa para converter arquivos grandes, já que a md5 em puro Prisma é um pouco lenta, mesmo assim útil para strings pequenas.

Só uma questão de tempo para eu upar, tem várias novidades, incluindo uma lib lz4 de compactação de strings e outra aes para codificar um arquivo com senha e tudo.

Falou, até mais.