Dialogo sobre, com informações do programa

Iniciado por adalberto, Abril 13, 2015, 08:10:47 AM

tópico anterior - próximo tópico

adalberto

segue o código comentado:

PS. havia um erro em: ig.botao_mascara_pressao, já foi corrigido para: ig.botao_mascara_pressionado

//dialogo sobre em igbr

inclua 'igbr' //incluindo a biblioteca grafica

//criando uma funcao de retorno

funcao mostre_sobre( comp , data )

imprima (arg[0] ); //imprime o endereço deste programa prisma sendo executado

//a partir do endereco deste programa prisma sendo executado é possível acessar a pasta de imagens

imagem_battery = string.troque( arg[0] , "dialogo_sobre.prisma" , "images/battery.png" )

pixbuf = ig.pixbuf_arquivo ( imagem_battery ) ; //imagem pixbuf para o logo

//criando o dialogo
dialogo = ig.dialogo_sobre();
ig.dialogo_sobre_def_nome ( dialogo , "Battery" ); //define o nome

ig.dialogo_sobre_def_versao ( dialogo , '0.9' ); //define o numero de versao

ig.dialogo_sobre_def_copyright( dialogo , "© Adalberto 2014"); // define o copyright

ig.dialogo_sobre_def_comentario( dialogo ,
"Battery é um simples aplicativo para medir a bateria"); //comentarios

ig.dialogo_sobre_def_site( dialogo , 'http://www.linguagemprisma.net/blog'); //web site
ig.dialogo_sobre_def_imagem ( dialogo , pixbuf ); //definindo imagem do logo criada acima

ig.objeto_desref ( pixbuf ); //liberando pixbuf da memoria do gtk

pixbuf = nulo; //destruindo a referencia de pixbuf em prisma

ig.janela_def_titulo ( dialogo , "Sobre Bateria" ); //definindo titulo do dialogo

//executando o dialogo e retornando valores para a variável x
x = ig.dialogo_execute ( dialogo );
ig.componente_destrua ( dialogo ); //destruindo o dialogo / fechando-o

imprima ( x ); // botao fechar = -6 , fechar da janela = -4

fim

//criando janela com titulo, altura 220 e largura 150
janela = ig.janela( "Battery" , 220 , 150 );
ig.janela_def_posicao ( janela , ig.janela_pos_centro ); //so funciona centro por enquanto

//para manipular a posicao da janela em coordenadas use: ig.janela_posicione ( janela , 120 , 20 );

ig.caixa_def_borda_largura ( janela , 15 ) ; //largura da borda da janela = 15

//adicionado uma mascara de evento para botao:
//espera por um clique do mouse na janela
ig.componente_ad_eventos ( janela , ig.botao_mascara_pressionado );

//conectando a funcao mostre_sobre() com o evento criado acima
ig.conecte( janela , ig.botao_evento_pressionado , 'mostre_sobre()' );

//caso nao funcione em sua versao prisma o comando ig.botao_evento_pressionado use:
//  "button-press-event"  entre aspas mesmo, pois é uma string:
// ig.conecte( janela , "button-press-event" , "mostre_sobre()" );

ig.conecte( janela , ig.destruido , 'ig.saia ()' );
ig.componente_mostre_todos ( janela );
ig.fimprograma () ; //inicia o loop de eventos;

adalberto

Veja a imagem do exemplo, executado em Ubuntu 14.04:



Lembre-se de clicar na janelinha para abrir o diálogo sobre, ok.