Antes de seguir o exemplo baixe novamente Prisma (mais atual ) , pois precisei corrigir um comando: downloads
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//exemplo simples de inserir imagens: inclua 'igbr' jan = ig.janela(); ig.componente_def_tamanho ( jan , 370 , 400 ); fixo = ig.fixo(); /** criando uma caixa fixa para colocar os componentes em coordenadas fixas lembre-se, janelas só conseguem conter um componente, por isso colocamos uma caixa pois caixas podem conter vários componentes de uma só vez. caixas que nós já aprendemos: ig.caixavertical(false,0) , ig.caixahorizontal(false,0) , ig.fixo(); ** ig.ad( jan , fixo ); imagem = prismadir .. '/prismacod/images/prisma.png'; //prismadir = pasta do interpretador img_prisma = ig.imagem_arquivo( imagem ); //carregando uma imagem a partir de um arquivo de imagem ig.fixo_ad ( fixo , img_prisma , 10 , 10 ); //colocando a imagem na caixa fixa( col = 10 lin = 10 ) frase = ig.rotulo 'Linguagem de programação'; //criando um label(rotulo) ig.fixo_ad( fixo , frase , 70 , 250 ); //colocando o rotulo na caixa fixa ig.componente_modifique_fonte( frase , 'Arial italic bold 14'); //definindo a fonte ig.componente_modifique_fg ( frase , ig.cor_analise('#473C8B') ); //definindo a cor da letra bt_img = ig.imagem_estoque( ig.estoque'open' , -1); //ao criar a imagem do estoque não esqueça do segundo parametro o tamanho 1 a 6 ( -1 = tamanho automatico, padrao ); //poderia ser de um arquivo ao inves do estoque: //bt_img = ig.imagem_arquivo ( "nome_arquivo.png"); //criando um botao com texto 'cortar' botao = ig.botao' Abrir '; //quermos exibir imagens nos botões, entao: (senao troque verdadeiro por falso) ig.botao_mostre_imagem( verdadeiro ); //o gtk automaticamente ajusta o tamanho correto para o botao, mas se quiser outro //tamanho: //ig.componente_def_tamanho( botao , 100 , 100 ); //agora inserindo a imagem no botao: ig.botao_def_imagem ( botao , bt_img ); //colocando o botao na caixa fixa, coluna 70 e linha 270 (em pixels); ig.fixo_ad( fixo , botao , 70 , 270 ); //definindo uma funcaozinha para o botao: funcao botao_responde ( ) novajanela = ig.janela("Nova Janela" , 300 , 200 ); img = ig.imagem_estoque( ig.estoque'execute' , 6 ); ig.ad( novajanela , img ); ig.componente_mostre_todos( novajanela ); fim ig.conecte( botao , ig.clique , 'botao_responde()' ); //conectando a funcao ao botao ig.conecte( jan , ig.destruido , 'ig.saia()'); //conectando a funcao sair ao fechar a janela principal ig.componente_mostre_todos( jan ); //mostrondo a janela com todos seus componentes filhos ig.fimprograma(); //esta funcao inicia o laço de eventos do gtk |
ig.imagem_arquivo ( local_do_arquivo); — esta função carrega uma imagem a partir de um arquivo
passado como parâmetro, são aceitos diversos formatos de imagem, como .gif, .ico, jpeg, jpg, .png, .svg etc.
retorna para uma variável o ponteiro da imagem criada, podendo posteriormente ser inserida em algum
componente ou caixa.
No caso acima, o parâmetro foi prismadir .. ‘/prismacod/images/prisma.png’; —
lembre-se que ‘prismadir’ é uma variável reservada e que seu valor é a pasta onde estiver
o interpretador prisma. Então apenas usei os dois pontos para unir as strings passando o logo de Prisma.
ig.imagem_estoque ( ig.estoque ‘nome’ , tamanho ); — Esta função é semelhante a de cima, mas ao invés de
carregar uma imagem de um arquivo, ela carrega imagens do próprio estoque de imagens de gtk,
seu parâmetro deve ser: ig.estoque(“nome”);
onde “nome” é a string correspondente a imagem do gtk, por enquanto estão em inglês,
mas no decorrer passarei tudo para o português; o parâmetro tamanho é um valor entre 1 e 6.
Ou -1 se quiser que prisma escolha o tamanho padrão.
Para ver uma lista completa das imagens do estoque clique arqui;
ig.botao_mostre_imagem ( falso / verdadeiro ); define se é para mostrar ou não imagens em botões,
esta função não especifica qual botão, o seu efeito se prograga para todos os botões com imagens
inseridas a partir desta função.
Você pode alternar o valor para falso se não quiser mostrar as imagens, ou verdadeiro se quiser
que os botões mostrem as imagens.
ig.botao_def_imagem ( botao , imagem ) ; (botao_defina_imagen)
Bom, este comando coloca a imagem dentro do botão, não tem segredo;
Uma dica é que você pode criar um botão direto do estoque, porém não controla o texto que
aparece no botão, a vantagem é que o texto é traduzido automaticamente para o idioma local do
sistema operacional veja:
bt_salvar = ig.botao_estoque ( ig.estoque”save”);
// lembre-se de usar o comando ig.botao_mostre_imagem()
o resultado será: salvar se o idioma local for português ou save se estiver no inglês;