Programar em prisma é semelhante a programar em linguagens interpretadas modernas como Python, Ruby, principalmente Lua.
; porém tem diferenças, a mais notável, é claro, prisma oferece comandos em português.
Palavras reservadas: são palavras-comando da própria linguagem, não podendo ser usadas com outro propósito:
Português / inglês:
“e”, //and
“quebre”, //break
“inicio”, //do
“senao”, //else
“senaose”,//elseif”,
“fim”, // “end”,
“falso”, // “false”,
“para” , // “for”,
“funcao” , // “function”,
“vapara”, // “goto”,
“se”, // “if”,
“em”, // “in”,
“local”,
“nulo”, // “nil”,
“nao”, // “not”,
“ou”, // “or”,
“repita”, // “repeat”,
“retorne”, // “return”,
“entao”, // “then”,
“verdadeiro”, // “true”,
“ate”, // “until”,
“enquanto” , // “while”,
Note que devemos usar a palavra-chave tal como ela se apresenta, ex:
use o se e não SE ou Se ou sE, Prisma é case sensitive, isto é, diferencia maiúsculas de minúsculas.
Palavras reservadas e funções são coisas diferentes, as palavras são fixas e imutáveis, a não ser,
que se modifique a própria linguagem, já as funções podem ser criadas modificas e atribuídas. logo:
‘enquanto’ é de categoria diferente de ‘imprima’ ( uma é palavra-chave e outra função );
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Sinais especiais e operadores relacionais:
“..”, “…”, “==”, “>=”, “<=”, “<>”, “<” , “>”
na sequência:
concatenar strings / argumentos indefinidos para funções / testa igualdade / maior ou igual a /
menor ou igual a / diferente de / menor que / maior que
como usar:
‘..’ – >
1 2 3 |
x = "Ola" .. " " .. "Mundo" .. " em Prisma!!!"; //une as strings e armazena o resultado na variável x ficando assim: // x = ( "Ola Mundo em Prisma!!!" ); |
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‘…’ – >
1 2 3 4 5 6 7 |
function escreva (...) //aceita número variável de parâmetros imprima( ... ); //imprime os parâmetros passados fim escreva ( "ola" , "mundo" , "em" , "Prisma"); |
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 |
// poderia converter a sequência de parâmetros em tabela (matriz): args = { ... }; ex.: funcao escreva( ... ) t = { ... }; para i = 1 , #t inicio imprima( t[i] ); fim fim escreva( "ola" , "mundo" , "em" , "prisma"); |
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== , > , < , <= , >= , <>; ( são muito úteis para testes de condições)
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 |
a = 1; b=2; // atribuindo valores às váriaveis //não confunda o operador de atribuição '=' com o de teste de igualdade '==' se a == b entao imprima("iguais"); senaose a <> b entao imprima ("diferentes"); senaose a < b entao imprima( "a menor que b"); senaose a > b entao imprima ("a maior que b"); senaose a <= b entao imprima ( "a menor ou igual a b"); senaose a >= b entao imprima( "a maior ou igual a b"); senao imprima ( "nenhuma das alternativas"); fim |
por enquanto é isso, até mais!