Orientação a objetos simples e avançado

Orientação em objetos é um paradigma difícil de se introduzir no mundo da programação. Atualmente temos diversas linguagens que suportam esse mecanismo como o C++, Python, Ruby etc. Outras que forçam unicamente esse tipo de programação como Java, por exemplo.

Prisma como uma modificação do código original Lua, não tem a orientação a objetos nativamente, mas tem os mecanismos necessários para se chegar a ela. Para tanto foi implementada uma biblioteca com a classe primordial para criar as outras e com um método principal para derivar os objetos.

Pense em poo (programação orientada a objetos) como uma organização diferente. As funções (como imprima(), leia() tente() convstring() etc) e dados ( como: peso, altura, comprimento, gastos, saldo, preço, cliente_a , cliente_b etc) não ficam avulsas como na programação estruturada (blocos de funções e estruturas de dados).
Mas ficam empacotados em uma única variável chamada classe, da qual podemos declarar novas variáveis que automaticamente herdam as funções e dados da classe pai.

 

Bom chega de blá blá blá e vamos programar:

 

Um exemplo bem simples primeiro:

 

Veja a saída (Ubuntu 14.04):

 

Um mais avançado:

Note que:

*este* é uma palavra reservada que simboliza a tabela do próprio objeto passado como parâmetro ‘este’;
São usados dois pontos *:* para acessar um método de um objeto:   conta_pessoal:mostre_poupanca();

HERANÇA

Muitas vezes queremos construir uma nova classe, mas não do zero, seria bom pegar os dados e os métodos emprestados de uma classe já existente, isso se chama herança, pois  a nova classe recebe como base uma antiga e herda seus atributos:

Analise o seguinte código, uma modificação do anterior:

Veja a saída, em Ubuntu 14.04:

 

HERANÇA MÚLTIPLA

Herdar dados e métodos de várias classes ao mesmo tempo. Não há muita diferença do exemplo anterior, basta na hora de criar a nova classe passar quantas classes antigas precisar como parâmetro, veja:

Note que para mais de um parâmetro não podemos omitir os parênteses da função Classe;

 

 


Bom, pessoal, é isso aí, orientação a objetos não é muito fácil, mas merece dedicação, pois quando se programa assim fica bem organizado.

O exemplo acima é sem interface gráfica, mas basta adaptar e usar a criatividade com ig que o trabalho será legal.

É possível fazer classes de funções gráficas facilmente.

Valeu, obrigado por ler e usar Prisma, qualquer dúvida deixe um comentário aqui ou vá ao fórum clicando <aqui>.

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