Tutorial interface gráfica IG prisma – parte IV

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Botões de múltipla escolha

 

1 – Botão rádio

Este botão é usado em grupos onde é necessário o usuário escolher uma opção dentre várias, veja:

botao_radio1

Salve como bt_radio.prisma

(O que já foi explicado anteriormente não será mencionado aqui)

Vamos aos novos comandos:

A função acima cria um novo separador: uma linha de divisão horizontal;

Veja, no trecho acima, que nem usamos variável, passamos a função que cria o separador diretamente como parâmetro da função ig.caixa_ad. Na verdade Prisma executa a função, criando o separador, e só depois passa-o como parâmetro.

Obs.: Existe também o separador vertical: ig.separadorvertical();

Esta função cria o botão rádio e retorna o ponteiro para a variável. Veja que o primeiro botão rádio criado só texto do rótulo como parâmetro.

Este é o botão rádio base, os outros serão ligados a ele, passando-o como primeiro parâmetro antes do rótulo, veja:

Note que o botão base ‘a’ foi passado como primeiro parâmetro para os botões ‘b’ e ‘c’. Se tivéssemos 100 botões rádio, todos os demais passariam o primeiro botão como primeiro parâmetro.

Parâmetros:

  1. Texto do botão caso seja o primeiro botão rádio criado ou o botão base caso seja do segundo botão em diante.
  2. nulo caso seja o primeiro botão rádio ou texto do botão caso seja do segundo em diante.

Retorno: botão rádio (ponteiro do botão armazenado em variável Prisma);

 

Aqui nós conectamos uma função ao evento ig.marcado do botão rádio. Deste modo, sempre que este botão for marcado ele executará a função bt_func passando o próprio botão como 1º argumento e o dado extra como segundo, no caso a janela.

Obs.: poderíamos usar o evento ig.clique também. A diferença é que no ig.clique a função call back seria executada a cada clique no botão marcado, já no evento ig.marcado a função seria executada apenas uma vez, só podendo ser executada novamente se o botão for desmarcado e depois marcado novamente. Faça o teste, mude uma conexão de ig.marcado para ig.clique e veja o resultado.


Dentro da callback (lembre-se que call backs são as funções conectadas aos componentes ig);

Aqui é a abertura da função callback bt_func;

Pegamos o texto do rótulo do botão rádio, e em um mesmo comando convertemos em minuscula a string. Prisma executa a primeira função e passa o resultado para a segunda função que também é executada e seu resultado final é gravado na variável txt.

Não se preocupe se o trecho acima ficou meio confuso, apenas saiba que ele faz a mesma coisa que este trecho abaixo, veja:

Ou ainda:


 

Esta função retorna falso se o botão estiver desmarcado ou verdadeiro caso esteja marcado.

Parâmetros:

  1. botão rádio criado anteriormente.

retorno:

  1. verdadeiro ou falso.

Obs.: note que a função é botao_seletor_obt_ativo e não botao_radio_obt_ativo. Isso é porque há vários tipos de botões seletores, o botão rádio é um deles, e ao invés de criar funções para cada tipo de botão rádio, criamos uma mesma função que serve para todos eles. Já que a função é a mesma para todos os tipos.

Acima, temos o laço condicional ‘se’ para exibir a devida mensagem do botão marcado.

O resultado é este:

bt_radio2


 

Outro exemplo de botão rádio

botao_radio02

 

Salve como bt_radio2.prisma

 

Não há novidades neste outro exemplo, expliquei tudo no primeiro, apenas execute-o e veja o resultado, mude os valores para compreender melhor o seu funcionamento.

 

Continua…

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